NOTA #2 (25/04/17) PR

É com muita alegria que o Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia, em parceria com o colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) convida todas e todos a participarem de mais um curso realizado pelo CEII:

HEGEL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

A obra de Hegel permanece em boa parte obscura e mal compreendida. Na verdade, apesar da grandiosidade do autor, seus estudos no Brasil são esparsos e pouco conhecidos no âmbito acadêmico. Contudo, entendemos que o pensamento hegeliano continua mais atual do que nunca e que é preciso retornarmos a ele. Nesse sentido, o curso de extensão tem como escopo oferecer algumas noções introdutórias ao filósofo alemão Georg Wilheim Friedrich Hegel a partir da leitura de textos do autor e de seus comentadores e de aulas expositivas. Não pretendemos assumir a hercúlea tarefa de “iluminar” as “obscuridades” que surgem com a leitura das obras de Hegel, mas apresentar elucidações e pontos iniciais a partir dos quais a leitura do autor pode fazer-se mais palatável. 
O curso, presencial e totalmente gratuito, terá início no dia 04/05/17, às 17 horas e será realizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, compreendendo uma carga horária total de 40 horas, das quais 20 horas integram aulas expositivas e debates.

A concepção do curso foi idealizada pelo Prof. José Mauro Garboza Júnior, (graduado em Direito pela UENP, graduado em Ciências Sociais pela UNIMES, mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UENP, militante do CEII e autor do livro recentemente lançado “Para uma Filosofia do Espírito Objetivo Materialista: do direito crítico à crítica do direito”) e pelo Prof. Diogo Mariano Carvalho de Oliveira (graduado em Direito pela UENP, graduando em Filosofia pela UENP, mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UENP e militante do CEII) através da parceria e coordenadoria com o Prof. José Carlos da Silva (Pós-Dr. pela UEPG e coordenador do curso de Filosofia da UENP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *