NOTA #2 [02/05/2017] (RJ I)

Nota – CEII – reunião 02.mai.2017 – RJ I

 

  1. Em um momento do debate apareceu “essa é a principal contribuição da psicanalise ao marxismo”. Gostaria que fosse melhor desenvolvida essa relação e, com mais especificidade, as principais/centrais contribuições da psicanálise para o marxismo e vice-versa.

 

  1. Sobre o texto “as 3 tragédias da esquerda no séc. XXI”, em certo momento aparece o questionamento a respeito da posição do observador/narrador. Estaria ele falando de alguma dessas 3 formas de esquerda? Se sim, qual? Seria necessário, ademais, deixar isso claro.

 

Ora, parece que a observação/texto só pode existir como tal, justamente a partir de um ponto de desencaixe, em que se é, ao mesmo tempo, parte de cada uma das 3 tragédias, e de nenhuma delas por inteiro (ainda que se possa dizer que o autor ou leitor hipotético é mais ou menos identificado em particular a uma/s dela/s do que a outra/s).

 

Elaborar, justificar e explicar o não pertencimento pleno a nenhuma dessas “correntes” é, então, do que se fala, ou do que se tenta falar. E por que isso é importante? Pela razão de que essa não-posição, esse desencaixe constitutivo, parece ser uma tendência crescente entre os atuais/ex-militantes coletivamente organizados de esquerda. Esse ponto de desencaixe parece ser, então, uma realidade crescentemente relevante para militância de esquerda do início do século XXI, mais especificamente. Parece, inclusive, e caberia instaurarmos coletivamente essa reflexão, ser também o lugar/não-lugar do próprio CEII. Dito isso, o que significaria elaborar sobre/a partir deste (não?) ponto de observação?

Ainda à luz do texto anterior, como avaliar o comportamento incomum, de aparente tranquilidade, coragem ou até mesmo quase busca ativa perante morte por parte de revolucionários (e aqui os exemplos seriam muitos: Lenin, Trotsky, Mao, Che, etc) – inseridos ou não no contexto de guerras revolucionárias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *