NOTA #2 [05/06/2018] (RJ I)

I Seminário Marxismos, política e sociedade:
a propósito dos 200 anos do nascimento de Karl Marx

Em 2018, completam-se 200 anos do nascimento de Karl Marx, momento oportuno para debater o alcance e os limites de sua obra, bem como os desdobramentos teóricos e políticos que teve ao longo do século 20 e início do século 21. Com vistas a construir um espaço de debates sobre o legado de Marx, o Grupo de Pesquisa Marxismos, política e sociedade da Universidade federal da Fronteira Sul (UFFS) irá promover um seminário entre os dias 17 e 21 de setembro deste ano que abordará as seguintes temáticas: teoria e análise marxista da história, a atualidade da crítica marxista da economia política, o impacto do marxismo nas Ciências Sociais, a contribuição da teoria marxista para a problemática das opressões étnico-raciais, de gênero e de sexualidade e a questão da transição socialista.
Além das mesas redondas, a programação do evento prevê a exibição do filme O jovem Karl Marx, de Raoul Peck, assim como a organização de Grupos de Trabalhos e Minicursos, que serão constituídos a partir do envio espontâneo de propostas. Sejam todas e todos bem-vindos!

Programação provisória do evento

Data: 17 a 21 de setembro de 2018
Local: UFFS – Campus Chapecó

Mesa 1: Teoria e análise marxista da história – 17/9 – às 19:30
Virginia Fontes (UFF) e Jorge Grespan (USP)

Mesa 2 – A atualidade da crítica marxista da economia política – 18/9 – às 19:30
Marisa Amaral (UFU) e Maíra Bichir (Unila)

Mesa 3 – O impacto do marxismo nas Ciências Sociais – 19/9 – às 19:30
Luiz Eduardo Motta (UFRJ), Mauro Almeida (Unicamp) e Sedi Hirano (USP)

Mesa 4 – Marxismos e o problema das opressões étnico-racial, de gênero e de sexualidade – 20/9 – às 19:30
Douglas Santos Alves (UFFS), Renata Gonçalves (Unifesp) e Rafael Toitio (Uninabuco)

Mesa 5 – Marxismo e transição socialista – 21/9 – às 19:30
Valério Arcary (IFSP) e Márcio Naves (Unicamp)

Minicursos, grupos de trabalho e exibição de filmes ainda serão construídos a partir do envio espontâneo de propostas e terão lugar na programação nos períodos matutino e vespertino.
CHAMADA DE TRABALHOS

Normas para envio de propostas de comunicação para os grupos de trabalho e de propostas de minicurso

1 – Serão aceitos apenas trabalhos que têm como objeto as obras de Marx e Engels ou de diferentes autores vinculados à tradição marxista ou que busquem aplicar a teoria marxista no estudo dos fenômenos sociais.

2 – Serão admitidos até três autores por proposta.

3 – Inicialmente, as propostas de comunicação deverão ser encaminhadas para os grupos de trabalho com a seguinte configuração: título do trabalho, nome e vinculação institucional dos(as) proponente(s), resumo simples de até 2000 caracteres, cinco palavras-chave. Uma vez aprovados os trabalhos, os(as) proponentes deverão encaminhar o texto completo que será publicado nos Anais do Evento. O texto completo deverá ter a seguinte configuração: 15 a 30 mil caracteres (contando título, notas, bibliografia), título centralizado em negrito, nome dos(as) proponente(s) alinhado à direita abaixo do título, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman.

4 – As propostas de minicurso deverão conter: título, nome do(a) proponente, duração (4 ou 8 horas), resumo de até 2000 caracteres, excluindo bibliografia, cinco palavras-chave. No corpo da mensagem, deverão ser indicados os dias e horários preferenciais para a realização do minicurso, observando que os minicursos serão ofertados nos períodos matutino e vespertino dos dias 18 a 21 de setembro.

5 – O financiamento para participação nos grupos de trabalho e para a organização de minicurso ficará a cargo dos(as) proponente(s).

6 – Prazo para envio dos resumos: 20 de julho de 2018. Prazo para envio dos textos completos: 31 de agosto de 2018.

7 – Tanto as propostas de comunicação para os grupos de trabalho quanto as apresentadas para os minicursos deverão ser encaminhadas para o seguinte correio eletrônico: marx200uffs@gmail.com

Comissão Organizadora:

Adalberto Teodósio Tabalipa (IFSC)
Christy Ganzert Gomes Pato (UFFS)
Danilo Enrico Martuscelli (UFFS)
Fábio Carminati (UFFS)
Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS)
Vosnei da Silva (IFSC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *