Nota #2 [21/01/2014]

A nota referente ao dia 21 se trata de um comentário sobre a leitura do programa do PSOL. No programa vimos muitas das diretrizes do programa, que de fato se assemelham mais a revindicações.

Não vou me ater a enumerar os itens presentes no programa, porém pela leitura que fizemos é possível notar que: Fica evidente o discurso pautado pelo argumento de dominação imperialista, que não permite um desenvolvimento de políticas econômicas que auxiliem em uma distribuição mais igualitária da renda do país. Fica claro também em grande parte do programa a necessidade de sempre assumir uma posição em defesa dos excluídos.

Já sabemos que o modelo clássico de concepção de ideologia, em sua grande parte não consegue dar conta do que observamos nos dias de hoje. Porém se ha algo que podemos compreender a partir de leituras independentes e de leituras que fizemos de Slavoj Zizek podemos pensar, e talvez imaginar que muitas vezes quando pensamos estar fora de um pensamento de cunho ideológico, caímos mais uma vez na ideologia. Afinal, o que nos garante que: romper com a lógica da ideologia não nos mergulhará uma vez mais na própria ideologia?

Na verdade o que muitas vezes incomoda é o modo “panfletário” assumido pelos programas de esquerda. Estamos sempre em defesa dos mais oprimidos, pela lógica capitalista, e é frequente nos colocar como salvadores da humanidade. O que se pode ver no programa do partido, é muita vontade de salvar o mundo, e poucas referencias a como de fato fazer isto. (pelo menos no programa do partido)

 

Nesse sentido, creio que estaríamos sendo ideológicos em demasia, nos autoproclamando como os indignados que irão salvar o mundo. Minha crítica ao programa, é que não é possível vislumbrar nele ações concretas que de fato reflitam em alguma mudança na realidade brasileira. A simples reprodução de idéias que a esquerda conhece e revindica, parecem nesse sentido se assemelhar a qualquer programa de partido que se ponha na posição de salvar a pátria amada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *