NOTA #3 [20/05/16] (RJ II)

Sobre a discussão de frentes e formas de luta: Não concordo com a premissa de que temos que lutar por um projeto desenvolvimentista e reformista em busca de trabalho para os não-rentáveis e redistribuição de renda. Não há mais possibilidade de retomar uma luta por trabalho e contra a desigualdade crescente de renda entre as classes sociais. Historicamente essa luta já se demonstrou perdida. Na década de 80, com o declínio do Welfare State europeu e o desenvolvimento tecnológico, há uma ascensão cada vez mais aniquiladora da concentração de renda e do desenvolvimento tecnológico que desengata um implosão de indivíduos sem formação e sem emprego em razão da ausência de demanda por mão de obra, ainda mais as desqualificadas e não técnicas. Devemos acordar desse sonho reformista, pois essa já é uma luta perdida. Nesse sentido realmente a história acabou. As crises de 1971 e 1973 e o desmantelamento do Estado de Bem-estar Social nas últimas 4 décadas está sacramentando, de fato, o Fim da História. É preciso romper com essa determinada linha histórica e fundar uma nova História. O Espírito do Tempo agora só caminha para o desastre e não há reforma ou algum tipo esquizofrênico de desenvolvimentismo que o tire dessa rota.
Como foi dito no Colóquio em São Paulo: ou o futuro será comum, ou não haverá futuro de forma alguma.
Só teremos um futuro se houver revolução. Nos engatarmos nos mecanismos de reprodução da lógica do Capital para operacionalizarmos essa revolução talvez seja justamente um movimento contrarrevolucionário e catastrófico.
Precisamos pensar em formas alternativas de organização da estrutura social para pensarmos numa conjuntura de transição.
PS: À camarada Priscila, obrigado por ter nos contado brevemente sobre a sua reunião com o Alysson Mascaro. Confesso que fiquei surpreso de saber que o “jurista da esperança” tem um pé – ou quiçá o corpo inteiro – no pessimismo (realismo?).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *