NOTA #3 [28/01/2019] (RJ I)

Balanço da reunião de Janeiro:
Acho que a ideia do “encontrão” pode funcionar da maneira que pensamos, mas ainda precisa de ajustes:
1) Não conseguimos misturar o momento da reunião com a presença de visitantes. Pareceu que estávamos expulsando os visitantes na hora de falar das coisas do CEII – o fato de um dos nossos camaradas ter se levantado e perguntado “quem aqui é do CEII?” pode ter contribuído para isso, rs. Mas, para além disso, não houve um trabalho dos membros em facilitar essa acomodação, não nos dirigimos uns aos outros com atenção para o fato de que tínhamos pessoas entre nós que não conheciam o coletivo.
2) O formato facilita muito a presença de pais e mães de família – mas pode dificultar se não tivermos clareza que, na hora da reunião, isso significa possivelmente tv ligada pra crianças, barulho, etc. É preciso já pensar nisso e dar um jeito de acomodar melhor o papo sobre notas e reunião no clima do encontro.
3) Por mais que a principal razão para o “encontrão” tenha sido quebrar o ambiente mais hostil para visitantes – e em especial, visitantes mulheres – o fato é que muitas mulheres preferiram sair da sala na hora da reunião. É fato que algumas das visitas estavam ali acompanhando seus parceiros que são membros do CEII, sem expectativa de participar. Mas nem todas. Então seria bom pensarmos com lidar com isso melhor – seja pautando a questão durante o papo da reunião, seja com algum cuidado maior com a presença/ausência das mulheres. Gostei bastante da sugestão de um visitante de que a gente propusesse uma célula só de mulheres, como um meio de reconhecer que, na atual situação, a dificuldade de convívio pode ser pelo menos acolhida enquanto tal, criando um espaço seguro com menos influência da dinâmica atual da célula RJ.
4) Conseguimos bancar o churrasco, mas não sobrou nenhuma grana para bancar o SG. Seria importante a gente considerar isso e ver como faremos essa cotização do encontro na próxima vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *