Nota #4 [10/12/2012]

Em “Como Marx inventou o sintoma” Svlavoj Zizek, no intuito de demonstrar os equívocos cometidos por opositores de Freud, descreve os mecanismos e a relação que envolve o pensamento latente, o conteúdo manifesto do sonho e o desejo inconsciente.

A crítica de Zizek aos opositores de Freud é que estes reduziram o pensamento Inconsciente ao processo presente na cadeia normal de pensamentos, na medida em que as críticas feitas a Freud quase sempre terem se reduzido a uma crítica feita em cima do pensamento latente do sonho que está presente no texto do sonho ou seja processos pertencentes a um mecanismo secundário. Já o pensamento inconsciente, é um desejo recalcado da infância pertencente portanto ao mecanismo primário, que pode se manifestar no pensamento latente.

Diante de toda a descrição feita por Zizek a respeito da relação existente entre Pensamento Latente, conteúdo manifesto e o pensamento Inconsciente. O que seria o chamado “mecanismo primário”, processo de onde resulta o recalque de algum desejo da infância? O que seria este mecanismo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *