NOTA #6 [11/04/2017] (RJ I)

Sobre o Comum

Proposta: tenho me dedicado nesse ano em tentar aproximar quatro das grandes teorias sobre os “comuns” a partir das pistas sugeridas pelos outros camaradas em outros momentos: a teoria das frentes do comuns (natureza interna, natureza externa, cultural e apartheid social), os enclosures (cercamentos), a Ideia do Comunismo e as novas configurações da conjuntura.

Tentativa: uma mistura de Alain Badiou, Slavoj Zizek, Antonio Negri e Peter Sloterdijk não cairia nada mal. É claro que, em resumo, Badiou e Zizek poderiam se alinhar em oposição a Negri e a Sloterdijk.

Atividades: i. a célula PR tem se orientado por essas questões no novo projeto apresentado tempos atrás (Proletariado, classes sociais, corpos sociais e massas). Trata-se de um projeto e médio prazo de 2 anos de preparação em torno de uma base (Marx, marxismos, Freud, etc.) para depois tentar colher alguns frutos.; ii. a comunicação no NIEP, em Marília no meio do ano, em Curitiba em Outubro são testes de possíveis cruzamentos.

Não gostaria de me alongar e adiantar algumas considerações sólidas que tenho escrito. Apenas queria deixar o convite para quem quiser conversar, sugerir e mais: sempre que possível, falar disso na reunião ajudaria tanto a mim quanto à célula de Jacarezinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *