NOTA #7 [25/07/2017] (RJ I)

Ao assistir o curso sobre a teoria do valor da Leda Paulani ela discorreu sovre o processo de valorização do valor que é uma fas definições do Capital por Marx. Falou sobre V. de uso, V. De troca e Valor. O primeiro como uma qualidade natural, o segundo como uma expressão do Valor. E por fim entendi que o Valor só é mensurado na medida em que é comparado proporcionalmemte com outra coisa.

No entanto, me chamou atenção também algumas perguntas feitas pela plateia sobre Marxismo e Desenvolvimentismo questionando inclusive o modelo petista. E ela respondeu que essa epoca do governo fo pt não correspondeu a nenhuma das duas correntes. Porque a primeira ninguem de fato falou sobre ela, como seria o socialismo  e etc…apenas tivemos a experiencia soviética.  Ja o segundo sequer foi desenvolvimentismo. Porque esse processo preconiza um alto desenvolvimenyo industrial, por exemplo, o que não ocorreu nem de longe.

Nesse sentido, entender como a teoria do valor e os campos da esquerda Marxista ou Desenvolvimentistas se articulam pode ser um começo de alguma respotas para os desafios que estão por vir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *