NOTA #9 [13/06/2017] (RJ I)

Anotações Curso sobre Teoria do Valor Marx- Leda Paulani- 1ª parte

No valor trabalho o preço das coisas é determinado pelo tempo de trabalho incorporado ou embutido no bem.

O capital é um movimento de valorização do valor.

Mais valia: é a produção de mais valor pelo trabalhador.

Revolução marginalista diz que a teoria do Valor Trabalho esta equivocada e o que confere valor as mercadorias é a utilidade. Também tira do escopo da teoria economica a ideia de classes sociais e resgata Bentan quando diz que não existe sociedade apenas individuos (depois Thatcher vai usar o mesmo discurso nos anos de 1990) as classes sociais seriam agentes economicos. A ultima coisa que é retirada e a categoria de excedente que era discutida pela economia politica com isso, não se discute mais quem fica com o excedente. A partir de então, a econimia formatada até hoje se assenta na teoria valor utilidade.

Para Marx a mercadoria é Valor de Uso e Valor. Valor de uso é a utilidade, mas diferente dos utilitaristas, ela não determina o valor. Na condição de que esse valor esteja no processo de troca.

O Valor só aparece em uma equação de troca, ele não se expressa sozinho. Nesse caso, ele é o valor de troca.

20 varas de linho= 1 casaco

Nesse sentido, Marx chea a conclusão que a Mercadoria não é Valor de Uso e Valor de Troca (diferente de Adam Smith). Mas na verdade é Valor de Uso e Valor. O Valor de troca é a forma com que o Valor de uma mercadoria se expressa. Por isso uma que o Valor de uma mercadoria só aparece em uma equação, porque é na relação de iqualdade com outra mercadoria que o Valor se expressa na forma de Valor de Troca.

Nesse sentido o dinheiro é uma expressão geral do valor comum a todas as mercadorias. Uma espécie de lingua comum que todas as mercadorias expressam seu valor.

Já o preço é a expressão do valor do bem na mercadoria que ja funciona como dinheiro.

(Em suma o valor é aquilo que me permite dizer o que é igula e o que é diferente) Importante!

Tempo de trabalho socialmente necessário abstrato é o valor que é produzido pelo trabalhador em média em determinada sociedade, condições naturais, com determinado bem e etc… Ou seja, o valor do trabalho é uma média de todos os outros trabalhos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *