NOTA CEII SP [17/08/2017]

A Revolução Russa foi a primeira revolução que se manteve durante anos. No entanto, já no início foi aos poucos degenerando, sendo traída em seguida. Todos os revolucionários, que ajudaram a tornar possível o sonho socialista, foram posteriormente assassinados pela casta de burocratas que se formou nos anos subsequentes a revolução de Outubro de 1917. Refletir sobre os motivos que levaram os burocratas ao poder na Rússia é algo central para avaliar os erros por nós cometidos. Tivemos ainda a Guerra Civil Espanhola, a Revolução Chinesa, Revolução Cubana e inúmeras outras como impulso socialista, cada qual com sua especificidade.

Já sabemos, contudo, que o mundo atual se desenha com o espectro do socialismo sempre rondando. O socialismo desde a sua fundação busca tornar o mundo um lugar sem desigualdades, com ampla liberdade e fraternidade entre os povos.

Sendo assim:

  1. Ao contrário dos liberais, os socialistas compreendem que só é possível uma verdadeira liberdade se houver igualdade;
  2. Só é possível uma verdadeira fraternidade num mundo onde nações não disputem mercados entre si;
  3. Os socialistas não acreditam que o mercado por si só resolva os problemas sociais, mas sim que os homens em suas escolhas políticas organizem o destino social e resolvam estes problemas;
  4. Os socialistas sabem que a economia e a política no sistema capitalista são ligadas uma à outra;
  5. Os socialistas buscam a transformação do mundo pela via do socialismo no qual a riqueza não será mais monopólio de poucas famílias e sim será compartilhada socialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *